top of page

Dança que liberta

       Vencer desafios e superar limites já é rotina na vida dos brasileiros, mas Luana Perrusi, 24, foi além e superou também o seu próprio corpo. Ao nascer, ela sofreu uma anoxia que se caracteriza por falta de oxigenação no cérebro, esse problema afetou o sistema motor do seu corpo e fez com que Luana tivesse epilepsia e dificuldade para se locomover.

 

       Para vencer essas dificuldades, ela faz fisioterapia desde o primeiro ano de sua vida, além de terapia ocupacional, fonoaudióloga e hidroterapia. Infelizmente quando já estava apresentando progressos, outros problemas foram aparecendo, aos 11 anos, Luana começou a sofrer quedas inexplicáveis, Perrusi procurou neurologistas e viajou pelo país em busca de um diagnóstico definitivo. Após quatro anos, ela foi diagnosticada com hiperecplexia ou síndrome do sobressalto, doença rara que não tem cura e causa quedas repentinas depois de estímulos visuais e sonoros intensos.

 

       Em 2009, quando estava assistindo um programa de televisão, Luana se encantou com a dança, mas achou que não conseguiria dançar, após muito incentivo da família ela resolveu tentar e se apaixonou. "A dança representa tudo para mim, com ela me sinto mais livre e feliz". Luana também garante que a dança faz muito bem para saúde "depois que comecei a dançar tive vários avanços, não só físicos, mas também psicológicos, melhorou a minha autoestima, me fez sentir capaz para fazer o que eu quiser ". 

 

       A trajetória da dançarina já é longa, até 2016, Luana praticou dança de salão, mas agora resolveu aprender novos ritmos, atualmente ela faz dança contemporânea e frevo. Vale ressaltar que Perrusi participa de espetáculos e também faz apresentações solo com seu andador. Recentemente ela se apresentou no IV festival Mostra Inclusiva dançabilita no teatro Luiz Mendonça.

 

      Outro ponto muito destacando por Luana foi a importância da família na hora de vencer suas limitações "O apoio da família é essencial em tudo na vida, eles me encorajaram a viver e não ter vergonha da minha deficiência, sou muito grata por tudo". E assim Luana vai vencendo um dia de cada vez e conquistando progressos em sua vida, hoje ela presta consultoria comparativa sobre inclusão de deficientes no mercado de trabalho e faz palestras motivacionais. A dançarina é um exemplo de vida e espera ajudar outras pessoas a superar dificuldades.

Inspiração:
Galeria de Luana:
bottom of page